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Os Benefícios da Banana para a Saúde

As bananas estão entre as frutas mais consumidas no planeta. Essas doces frutas amarelas e cheias de curvas contém uma alta quantidade de potássio e pectina, um tipo de fibra alimentar. Elas também podem ser uma boa fonte para obter magnésio e as vitaminas C e B6. Além disso, as bananas são ricas em antioxidantes, que fornecem proteção contra os radicais livres.

A banana e seus benefícios para a saúde


A variedade de benefícios para a saúde associados com a banana é inúmera. A banana é conhecida por reduzir o inchaço, proteger contra o desenvolvimento de diabetes tipo 2, ajudar na perda de peso, fortalecer o sistema nervoso e beneficiar a produção de células brancas no sangue, favorecendo o sistema imunológico, tudo isso devido ao alto nível de vitamina B6 que a banana contém.

Banana e a saúde do coração


As bananas são boas para o seu coração. Elas são excelentes fontes de potássio, um mineral eletrólito muito importante para a transmissão nervosa e contração muscular. Cheia de potássio e com baixo teor de sódio, bananas também ajudam a proteger o sistema cardiovascular contra a pressão alta.

Depressão e humor


Bananas podem ser úteis para superar a depressão, devido aos altos níveis de triptofano, que o corpo converte em serotonina, o neurotransmissor do cérebro que causa sensação de bem-estar e melhora o humor. Além disso, a vitamina B6 pode ajudá-lo a dormir bem, e o magnésio que elas contém ajuda a relaxar os músculos.

Auxílio da banana na digestão e na perda de peso


Bananas são ricas em fibras, que facilitam o funcionamento do intestino. Uma banana pode fornecer quase 10% de sua necessidade diária de fibras. A vitamina B6 também pode ajudar a proteger contra o diabetes tipo 2 e ajuda na perda de peso. Em geral, a banana é um alimento de grande ajuda na perda de peso, pois elas têm um gosto doce e aumentam a sensação de saciedade, o que ajuda a eliminar os desejos. Elas também ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue durante os treinos.

Visão


As cenouras podem receber toda a glória quando o assunto é saúde dos olhos, mas as bananas também fazem a sua parte. Elas contêm uma pequena, mas significativa quantidade de vitamina A, que é essencial para proteger os olhos, mantendo a visão normal e melhorando a visão à noite. A vitamina A também contém compostos que preservam as membranas em torno dos olhos. Como outras frutas, as bananas podem ajudar a prevenir a degeneração macular, uma doença incurável, que embaça a visão central.

Benefícios da banana para os ossos


Bananas podem conter baixo teor de cálcio, mas ainda são úteis para manter os ossos fortes. De acordo com um estudo de 2009, a banana contém abundância de frutooligossacarídeos, carboidratos solúveis, não digeríveis, que exercem função de prebióticos, ou seja, estimulam o crescimento da microflora intestinal benéfica e melhoram a capacidade de absorção do cálcio pelo organismo.

Banana e a prevenção do câncer


Algumas evidências sugerem que o consumo moderado de bananas pode proteger o organismo contra o câncer de rim. Um estudo sueco de 2005 descobriu que as mulheres que comeram mais de 75 porções de frutas e vegetais diminuíram seu risco de câncer renal em 40%, e que as bananas foram especialmente eficazes. Mulheres que comem de quatro a seis bananas por semana cortam pela metade o risco de desenvolver câncer de rim. Bananas podem ser úteis na prevenção do câncer de rim por causa de seus altos níveis de compostos fenólicos antioxidantes.


Benefícios da Banana Benefícios da Banana









Riscos para a saúde


Consumidas com moderação, não há efeitos colaterais significativos. No entanto, comê-las em excesso pode provocar dores de cabeça e sonolência. Essas dores de cabeça são causadas pelos aminoácidos contidos nas bananas que dilatam os vasos sanguíneos. Bananas podem contribuir para a sonolência quando consumidos em excesso devido à grande quantidade de triptofano.

As bananas são frutas açucaradas, portanto, comer demais e não praticar higiene dental adequada, pode levar à cárie. Elas também não contêm gordura ou proteína suficiente para ser considerada uma refeição saudável por conta própria, ou um eficaz lanche pós-treino.

Comer bananas torna-se significativamente arriscado só se você comer demais. É recomendado que os adultos comam cerca de duas xícaras da fruta por dia, ou cerca de duas bananas. Se você comer dezenas de bananas todos os dias, pode haver um risco de os níveis de vitaminas e minerais ficarem excessivamente elevados.

Um estudo feito por uma universidade americana relatou que o consumo excessivo de potássio pode levar a hipercalemia, que se caracteriza por fraqueza muscular, paralisia temporária e batimento cardíaco irregular. Ele pode ter consequências graves, mas você teria que comer cerca de 43 bananas em um curto espaço de tempo para quaisquer sintomas de hipercalemia ocorrerem.

Consumindo mais de 500 miligramas de vitamina B6 por dia pode, eventualmente, levar a danos nos nervos dos braços e pernas. Porém, você teria que comer milhares de bananas para chegar a esse nível de vitamina B6.

Cascas de banana: comestível ou venenoso?


Cascas de banana não são venenosas. Na verdade, elas são comestíveis e cheias de nutrientes. Elas contém quantidades elevadas de vitamina B6 e B12, além de magnésio e potássio. Também contém algumas fibras e proteínas.

É importante lavar cuidadosamente a casca de banana antes de comê-la devido aos pesticidas que podem ser pulverizados em bananais.

Cascas de banana são geralmente servidas cozidas ou fritas, embora possam ser comidas cruas ou batidas no liquidificador com outras frutas. Elas não são tão doces como a banana em si.

Curiosidades sobre as bananas


- Bananas podem ter sido o primeiro fruto cultivado do mundo. Arqueólogos encontraram evidências do cultivo da banana na Nova Guiné, já em 8.000 a.C.

- As bananas são produzidas principalmente em áreas tropicais e subtropicais da África, da Ásia e das Américas, bem como das Ilhas Canárias e Austrália.

- Existem 50 espécies conhecidas de bananas.

- A grande maioria das bananas cultivadas hoje são para o consumo, pelos produtores ou para comunidade local. Apenas 15% da produção mundial do fruto é cultivado para exportação.

- A Índia é o maior produtor de bananas em todo o mundo, sendo responsável por 23% da produção total, embora a maioria das plantações indianas serem para uso doméstico.


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