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Os Benefícios da Batata-doce para a Saúde

As batatas-doces são ricas em vitamina A, B5, B6, tiamina, niacina, riboflavina e, devido à sua cor alaranjada, são cheias de carotenoides. Além disso, elas são livres de gordura, relativamente pobres em sódio e têm menos calorias do que as batatas brancas - embora elas tenham mais açúcar.

A batata-doce e seus benefícios para a saúde


As batatas-doces são uma das melhores fontes de vitamina A; uma batata-doce grande contém mais do que 100% da dose diária recomendada. A vitamina A é um potente antioxidante, trazendo benefícios como antienvelhecimento, prevenção do câncer e manutenção de uma boa visão.

Existem alguns tipos de batata-doce: laranja, branca, amarela, rosa e roxa. Enquanto a laranja e a amarela contêm mais vitamina A, a roxa é uma excelente fonte de antioxidantes.

Batata-doce e a saúde do coração


As batatas-doces são uma grande fonte de vitamina B6, excelente para ajudar a quebrar a homocisteína no corpo, uma substância que contribui para o endurecimento dos vasos sanguíneos e artérias. Como fonte de potássio, a batata-doce também é útil para o coração, pois reduz a pressão arterial, mantendo o equilíbrio de fluidos. O potássio também é um eletrólito importante que ajuda a regular o batimento cardíaco.

Controle de açúcar no sangue e manutenção da energia


A batata-doce tem um índice glicêmico baixo (libera açúcar lentamente na corrente sanguínea). A batata-doce, ao contrário de outros alimentos ricos em amido que elevam o nível de açúcar no sangue rapidamente, ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Isto significa que você não terá picos de insulina no sangue, entretanto terá uma quantidade constante de energia.

Como se isso não fosse suficientemente bom, a batata-doce é uma excelente fonte de manganês. O manganês ajuda o corpo a metabolizar os carboidratos e, assim, manter os níveis de açúcar no sangue, e pode até estabilizar o seu apetite.

Batata-doce e o combate ao estresse


De acordo com um estudo americano, a batata-doce contêm magnésio, o mineral desestressante. Ele promove o relaxamento, a calma e o bom-humor, assim como mantém a saúde das artérias, sangue, ossos, músculos e nervos.

Propriedades imunológicas e anti-inflamatórias


Uma batata-doce contém cerca de metade da ingestão diária recomendada de vitamina C. As vitaminas A e E também auxiliam para um sistema imunológico mais saudável e são poderosos antioxidantes que combatem doenças. Enquanto a batata-doce laranja contém mais vitamina A, a batata-doce roxa é excelente fonte de antocianina, que é responsável pelas cores vermelho, azul e roxo em frutas e legumes. De acordo com o Instituto Linus Pauling, antioxidantes relacionados com pigmentos têm propriedades anti-inflamatórias, portanto benéficas ao combate de doenças inflamatórias.

Benefícios da batata-doce para a pele e o cabelo


A vitamina A pode ajudar a proteger contra os danos do sol e as vitaminas C e E são bem conhecidas por seus benefícios de beleza. Eles fortalecem a pele e o cabelo e auxiliam na produção de colágeno.

Auxílio da batata-doce na digestão


As batatas-doces são uma boa fonte de fibra dietética, que ajuda o corpo a manter um sistema digestivo saudável e regula a digestão.

Batata-doce e a prevenção do câncer


A batata-doce tem demonstrado ter propriedades anticancerígenas. Alguns estudos têm sugerido que o betacaroteno pode reduzir o risco de câncer de mama em mulheres na pré-menopausa e câncer de ovário em mulheres na pós-menopausa. No entanto, a batata-doce roxa pode ser ainda mais eficaz do que a batata-doce laranja no combate ao câncer. Testes indicaram que a batata-doce roxa tem um efeito positivo sobre o crescimento de células cancerígenas.


Benefícios da Batata-doce Benefícios da Batata-doce








Riscos para a saúde


Se consumidas com moderação e preparadas de uma forma saudável, a batata-doce é um alimento nutritivo, delicioso e que não deve representar nenhum risco significativo para a saúde. Mas, para um vegetal, elas são ricas em hidratos de carbono e calorias. Para efeito de comparação, uma porção de brócolis tem cerca de 45 calorias, contra 100 da batata-doce.

Elas também podem causar alguns efeitos colaterais interessantes relacionados com a pele. Se os níveis de vitamina A ficarem muito altos, poderá ocorrer uma leve alteração da cor natural para uma cor alaranjada da pele e unhas. Esse efeito colateral deve diminuir se você reduzir o consumo de batata-doce.

Pessoas com histórico de pedras nos rins devem evitar comer muitos doces, como vegetais que contém oxalato, o que contribui para a formação de pedras nos rins.

Inhame versus batata-doce


A batata-doce e o inhame são frequentemente usados em receitas, mas eles são bastante diferentes. As batatas-doces são membros da família Glória da Manhã (Ipomoea purpúrea), enquanto que os inhames são uma planta herbácea, trepadeira, com folhas com formato de coração e de coloração verde-escura, pertencente à família Dioscoreaceae da qual fazem parte mais de 700 espécies, sendo estas todas monocotiledôneas. São nativos da África e da Ásia.

A batata-doce tem benefícios nutricionais mais poderosos do que o inhame. A batata-doce e o inhame são ambos alimentos saudáveis, no entanto a batata-doce apresenta maior concentração da maioria dos nutrientes e mais fibra.

Curiosidades sobre as batatas-doces


- As batatas-doces são raízes, enquanto que as batatas normais são tubérculos.

- As batatas-doces são nativas da América Central e do Sul e foram cultivadas há pelo menos 10.000 anos.

- Cristóvão Colombo levou a batata-doce para a Europa depois de sua primeira viagem ao Novo Mundo, em 1492.

- Por volta do século 16, os exploradores espanhóis e portugueses levaram a batata-doce para as Filipinas, África, Índia, Indonésia e sul da Ásia. Na mesma época, a batata-doce começou a ser cultivada no sul dos Estados Unidos.

- A China produz cerca de 80 milhões de toneladas de batata-doce a cada ano. A África produz cerca de 14 milhões de toneladas, a América Central e do Sul, cerca de dois milhões de toneladas e as colheitas dos Estados Unidos geram cerca de um milhão de toneladas.


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