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Os Benefícios da Laranja para a Saúde

Doces, laranjas podem ser um delicioso e saudável lanche ou até uma refeição. Toda uma laranja contém apenas cerca de 85 calorias e não tem gordura, colesterol ou sódio. E, é claro, laranjas são bem conhecidas por ser excelente fonte de vitamina C.

A laranja e seus benefícios para a saúde


Laranjas podem impulsionar o seu sistema imunológico e melhorar a sua pele; elas também beneficiam a saúde do coração, baixam os níveis de colesterol e auxiliam na digestão. Laranjas podem ajudar a reduzir o risco de doenças respiratórias, artrite reumatóide, úlceras e pedras nos rins.

O suco de laranja também é cheio de nutrientes, mas não contém a fibra de uma laranja inteira. A parte branca entre a casca e a carne, é rica em fibras. Além disso, é mais fácil consumir mais calorias quando bebemos o suco de laranja do que ao comer uma laranja.

Laranja e o sistema imunológico


A maioria das frutas cítricas tem uma boa dose de vitamina C, e as laranjas têm níveis elevados mesmo em comparação com outras frutas. A vitamina C protege as células, neutralizando os radicais livres, explica um artigo de 2010. Os radicais livres podem levar a condições crônicas, como câncer e doenças cardíacas. As laranjas não só podem ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas, mas também pode aumentar a imunidade de uma pessoa quando se trata de gripes e infecções.

Benefícios da laranja para a pele


A vitamina C também ajuda a manter a pele com um aspecto bonito, ajudando contra os danos da pele causados pelo sol e poluição. É vital para a produção de colágeno e pode ajudar a reduzir as rugas e melhorar a textura geral da pele.

Baixa do colesterol


A fibra que contém nas laranjas pode ajudar a baixar os níveis de colesterol, porque a mesma leva os compostos de colesterol em excesso no intestino e os descarta no processo de eliminação. Um estudo de 2010, descobriu que beber suco de laranja por 60 dias diminui a lipoproteína de baixa densidade (LDL ou "colesterol ruim") em pessoas com colesterol alto.

Laranjas e a saúde do coração


Laranjas contêm vitamina C, fibras, potássio e colina, que são muito bons para o coração. O potássio, um mineral de eletrólitos, é vital para permitir que a energia flua através do seu corpo, o que mantém seu coração batendo. A falta de potássio pode levar a arritmias, um batimento cardíaco irregular. De acordo com um estudo de 2012, as pessoas que consumiram 4.069 miligramas de potássio por dia tinham um risco 49% menor de morte por doença cardíaca, em comparação com aqueles que consumiam apenas cerca de 1.000 miligramas de potássio por dia. O potássio encontrado em laranjas ajuda a baixar a pressão arterial, protegendo contra acidentes vasculares cerebrais. As laranjas também são ricas em ácido fólico, que é benéfico na redução dos níveis de homocisteína, um fator de risco cardiovascular.

Diabetes


As laranjas são ricas em fibras, o que pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 1 e melhorar os níveis de insulina em pessoas com diabetes tipo 2. As laranjas, juntamente com outras frutas cítricas, são um superalimento para pessoas com diabetes.

Auxílio da laranja na digestão e na perda de peso


As laranjas são ricos em fibras, que ajuda na digestão e mantém o intestino regulado. Também são boas para perda de peso. As laranjas não tem gordura, são alimentos ricos em nutrientes com um baixo índice glicêmico, o que torna um alimento ideal para ser consumido por quem quer combater a obesidade. O índice glicêmico é uma medida de como o alimento afeta os níveis de açúcar no sangue de uma pessoa.

Benefícios da laranja para a visão


As laranjas são ricas em vitamina A. Este nutriente contém carotenóides como luteína, beta-caroteno e zeaxantina, que podem ajudar a prevenir a degeneração macular relacionada à idade, uma doença incurável que mancha a visão central. A vitamina A também ajuda os olhos a absorverem a luz, e melhora a visão noturna. Além disso, a vitamina C pode ajudar a reduzir o risco de cataratas e pode retardar a progressão da degeneração macular.

Prevenção do câncer


A vitamina C contida na laranja está associada a um menor risco de desenvolvimento de câncer de cólon. E, em 2004, um estudo mostrou que o consumo de bananas, laranjas e suco de laranja nos dois primeiros anos de vida podem reduzir o risco de leucemia infantil.


Benefícios da Laranja Benefícios da Laranja








Riscos para a saúde


Laranjas são benéficas, mas devem ser apreciadas com moderação. Comer muitas laranjas tem alguns efeitos colaterais desconfortáveis. Quando consumidos em excesso, o teor de fibras em excesso pode afetar a digestão, causando cólicas abdominais e também poderia levar a diarréia.

Apesar das laranjas terem poucas calorias, comer várias em um dia pode levar ao ganho de peso. Também é possível ter excesso de vitamina C (mais de 2000 miligramas por dia). Um excesso deste nutriente pode levar à diarréia, náuseas, vômitos, azia, distensão abdominal ou cólicas, dores de cabeça, insônia, ou pedras nos rins.

Como são ricas em ácido, podem contribuir para a azia, especialmente para aqueles que já sofrem de azia regularmente. As pessoas com doença do refluxo gastroesofágico podem sentir azia ou refluxo se comerem laranjas demais.

As pessoas que estiverem tomando beta-bloqueadores devem ter cuidado para não consumir muitas laranjas. Estes medicamentos aumentam os níveis de potássio e, quando misturado com muitos alimentos ricos em potássio como laranjas e bananas, podem levar a um excesso de potássio no corpo. Esta é uma preocupação importante para as pessoas que tem problema nos rins, pois o potássio adicional não será removido do corpo efetivamente.

Cascas de laranja: comestível ou venenoso?


As cascas de laranja não são venenosas e, como muitos cozinheiros sabem, raspas de laranja podem ser usadas em muitas receitas. Elas são comestíveis, porém não são tão doces ou suculentas. Elas também podem ser difíceis de digerir e, se não for uma casca de laranja orgânica, poderão estar cobertas de produtos químicos.

Se você comer a casca, você vai terá uma boa quantidade de nutrientes. Casca de laranja, na verdade, tem mais fibra. Ela também tem flavonóides, que são compostos encontrados em muitos alimentos. Eles são conhecidos por terem efeitos anti-hipertensivos e anti-inflamatórios.

Além disso, cascas de laranja contêm vitaminas A, C, B6 e B5, cálcio, riboflavina, tiamina, niacina e ácido fólico. Uma maneira de obter alguns desses nutrientes é por comer a parte interna da casca e deixando a parte exterior mais resistente. A parte branca entre a pele e a carne da fruta pode ser azeda ou amarga, mas na verdade, contém tanta vitamina C quanto a própria fruta, com uma boa dose de fibra.

Curiosidades sobre as laranjas


- As laranjas podem ser armazenadas em temperatura ambiente ou na geladeira. Elas geralmente duram duas semanas, com qualquer método, e irá reter quase o mesmo nível de vitaminas.

- Nunca armazene laranjas em um saco plástico, pois elas podem facilmente desenvolver mofo se exposto à umidade.

- Em 2008, os cinco países produtores de laranja, por milhões de toneladas produzidas, foram o Brasil (18,3), os Estados Unidos (9,1), o México (4,3), a Índia (4,2) e a China (3,4).

- Cerca de 85% de todas as laranjas produzidas são utilizadas para fazer suco.

- Existem mais de 600 variedades de laranjas em todo o mundo.

- A casca de laranja polvilhada sobre uma horta é um repelente eficaz para lesmas.


Um comentário:

  1. então estou no caminho certo,sou viciado em laranja eu como laranja por indicação médica,até prá dormir as vezes elas vão muito bem

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