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Os Benefícios do Abacate para a Saúde

O abacate é uma fruta versátil que adiciona saúde a muitos pratos. Abacates têm um alto teor de gordura, porém são repletos de nutrientes e são uma ótima maneira de adicionar gorduras saudáveis à sua dieta.

O abacate e seus benefícios para a saúde


Os abacates são ricos em ômega 3, o tipo bom de gordura, na forma de ácido alfa-linolênico, que é responsável por cerca de três quartos das calorias de um abacate. As gorduras monoinsaturadas podem ajudar a reduzir o colesterol e melhorar a saúde do coração. Abacates também têm uma maior porcentagem de proteína - cerca de 4 gramas - em comparação com outras frutas. Seus níveis de açúcar também são comparativamente baixos.

Abacates contêm muitas vitaminas e minerais essenciais. São uma boa fonte de ácido pantotênico (vitamina B5), vitamina K e fibras, o que ajuda a digestão e propicia um intestino regulado. Além disso, abacates são ricos em magnésio, fósforo, potássio e ferro, contendo ainda mais potássio por grama do que as bananas.

Abacates frescos contêm licopeno e betacaroteno, que são importantes antioxidantes carotenoides. A concentração mais elevada destes antioxidantes está localizada na polpa verde escura mais próxima da casca. Os antioxidantes ajudam a reduzir os danos celulares.

Abacate e a saúde do coração


Os abacates são ricos em gorduras mono e polinsaturadas, o que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue e diminuir o risco de doença cardíaca. Os elevados níveis de aminoácido homocisteína estão associados a um maior risco de doença cardíaca, mas a vitamina B6 e o ácido fólico encontrados no abacate pode ajudam a regular estes níveis. Um estudo de sete anos publicado em 2013 descobriu que abacates foram associados com um risco reduzido de síndrome metabólica, que refere-se a um grupo de sintomas que aumentam o risco de acidente vascular cerebral, doença arterial coronariana e diabetes.

Agente anti-inflamatório


O abacate tem grandes propriedades anti-inflamatórias. Fitoesteróis, antioxidantes carotenoides e ômega 3 contidos no abacate são capazes de ajudar no tratamento tanto da artrite reumatoide quanto da osteoartrite.

Abacate e a redução do colesterol


O abacate pode ajudar não só a diminuir o colesterol ruim, como também podem aumentar os níveis de colesterol bom. Um estudo de 1996 revelou que pacientes com hipercolesterolemia leve (colesterol alto) que incorporaram o abacate em sua dieta por uma semana tiveram uma diminuição de 22% no colesterol ruim e triglicérides, e um aumento de 11% no colesterol bom. Abacates podem ajudar desta forma devido à sua elevada quantidade do composto beta-sitosterol, que está associado à redução de colesterol.

Regulação do açúcar no sangue


Os altos níveis de gorduras monoinsaturadas do abacate ajudam a acabar com a resistência à insulina, regulando os níveis de açúcar no sangue. Além disso, a fibra solúvel do abacate pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

Regulação da pressão arterial


Os altos níveis de potássio do abacate podem ajudar a manter a pressão arterial sob controle. O potássio regula os efeitos do sal, que pode aumentar a pressão arterial.

Benefícios do abacate para a visão


Abacates são uma excelente fonte de carotenoides luteína, o que reduz o risco de degeneração macular e catarata.

Gravidez e prevenção de defeitos congênitos


Abacates contêm uma quantidade significativa de ácido fólico, que é essencial para a prevenção de defeitos congênitos, como espinha bífida e defeitos do tubo neural.

Abacate e a prevenção do câncer


Os abacates podem reduzir o risco de certos tipos de câncer, incluindo câncer de boca, pele e próstata. Isso acontece devido à mistura incomum de características antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, um estudo de 2007 descobriu que os fitoquímicos em abacates incentivam a interrupção do crescimento e a morte de células cancerosas.

Digestão


A fibra do abacate beneficia a digestão e ajuda a manter o intestino regulado.

Benefícios para a pele


As vitaminas C e E do abacate ajudam a manter a pele nutrida e brilhante. O abacate ainda pode ser útil no tratamento da psoríase.


Benefícios do Abacate Benefícios do Abacate








Riscos para a saúde


Tal como acontece com muitos outros frutos, os principais riscos do abacate estão relacionados ao consumo excessivo. O alto consumo pode levar ao ganho de peso por causa do teor de gordura, mesmo que seja uma gordura insaturada.

Curiosidades sobre os abacates


- Os abacates, nativos da América do Sul, são cultivados nestas regiões desde 8.000 a.C.

- Os principais produtores comerciais de abacates são os Estados Unidos, México, República Dominicana, Brasil e Colômbia.

- Existem dezenas de variedades de abacates.

- Um abacate está maduro e pronto para comer quando está um pouco mole, mas não deve ter manchas escuras, afundamentos ou rachaduras.


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